Yom Kipur


Yom Kipur, o Dia do Perdão, é o dia mais sagrado e solene do ano judaico o “Sábado dos Sábados” (Shabat HaShabatot), e é observado no dia 10 de Tishrei. É um dia de jejum, reflexão e orações.
Yom Kipur é este dia único, especial e indispensável, no qual o homem tem condições espirituais para d'Ele se aproximar. No dia de Yom Kipur o poder do mal é suspenso e a Santidade Suprema é revelada. Em Yom Kipur o homem tem a possibilidade de se elevar espiritualmente atingindo o nível dos anjos. Os pecados que cometeu contra D'us, se ele se arrepender sinceramente, serão perdoados, permitindo-lhe retomar seu caminho em direção à Luz. Neste dia, assim como os anjos, Israel não come, não bebe, não usa sapatos de couro. É o único dia em que podemos recitar em voz alta a bênção do primeiro versículo da oração Shemá Israel: "Bendito seja o Nome Daquele cujo glorioso Reino é eterno".
Anjo por um dia
O que são anjos? Os anjos são seres completamente espirituais que só têm um  propósito: servir seu Criador.
Em Iom Kipur, todo judeu é como um anjo. Como o Maharal de Praga explica:
"Todas as mitzvot referentes a Iom Kipur que D'us nos comandou são destinadas a remover, tanto quanto for possível, nossa relação com o lado físico, até que fiquemos iguais a um anjo".
Assim como os anjos (por assim dizer) estão sempre de pé, muitos de nós passamos a maior parte de Iom Kipur de pé, na sinagoga. E da mesma forma que os anjos se vestem de branco, estamos acostumados a nos vestir de branco em Iom Kipur. Yom Kipur é um dia de “NÃO” fazer. Assim como os anjos não comem nem bebem, nós também não comemos nem bebemos.



Cinco aspectos
Existem cinco áreas de envolvimento físico com as quais não nos relacionamos em Iom Kipur. São elas:
1.Comer e  beber
2.Lavar-se
3.Passar óleos e loções (cremes)  na pele
4.Ter relações conjugais
5.Usar sapatos de couro