Sucot

Sucot (cabanas) é um festival judaico que se inicia no dia 15 de Tishrei de acordo com o calendário judaico. Também conhecido como Festa dos Tabernáculos ou Festa das Cabanas ou, ainda, festa das colheitas visto que conincide com a estação das colheitas em Israel, no começo do Outono. É uma das três maiores festas, conhecidas como Shalosh Regalim, onde o povo de Israel peregrinava para o Templo de Jerusalém.
  O Sucot relembra os 40 anos de êxodo dos judeus no deserto após a sua saída do Egito. Nesse período o povo judeu não tinha terra própria, eram nômades e viviam em pequenas tendas ou cabanas frágeis e temporárias. Como forma de simbolizar este período, durante a celebração de Sucot, os judeus deixam as suas casas e se abrigam sob folhas e galhos ao ar livre, simbolizando a sucá. A sucá deve ser erguida ao ar livre e deve ser constituída de palha ou folhagem, que possibilita ver-se o céu. Deve ter pelo menos 3 paredes as quais não devem estar pregadas ao teto. Além desta passagem pelo deserto, a sucá também simboliza todos os judeus que moram na diáspora, ou seja, fora de Israel. Outro ritual que se faz em Sucot é a oferenda da água. Esta era uma cerimônia que precedia a época das chuvas e a água, por ser um elemento vital, era implorada a Deus pelos camponeses.
E tomareis para vós, no primeiro dia, o fruto da árvore formosa- etrog, palmas de palmeira, ramos de murta e de salgueiro das ribeiras, e vos alegrareis diante do Eterno, vosso Deus, durante sete dias (Levítico, 23:40).
Um dos mandamentos primordiais da festa de Sucá é o referente às Quatro Espécies. Cada uma destas espécies é um componente individual, mas essencial, para o cumprimento de uma única lei da Torá. Mas, se você quer realmente cumprir o mandamento, se esforçando para encontrar as quatro espécies e conseguir pelo menos uma, para a realização do mandamento, ele se tornou valida, pois, a maior importância está no querer e se esforçar em cumprir o mandamento. Há um outro mandamento, nesta festa, de tão extrema importância, que lhe empresta seu próprio nome - é a obrigação de se habitar em cabanas ou moradias temporárias que devem ser construídas como manda a Torá. Chama-se a estas, em hebraico, Sucá , no plural, Sucot. Comemos e bebemos, estudamos e nos alegramos e, alguns, chegam mesmo a dormir na Sucá durante sete dias.